Factoring é um instrumento que permite às empresas efetuar uma gestão adequada da sua tesouraria tendo por base a sua carteira de clientes, possibilitando o acesso a uma linha de financiamento, o qual tem por base a cedência dos créditos a receber sobre os seus Clientes, a uma empresa especializada – o Factor – permitindo às empresas financiar esses créditos por forma a melhorar a sua gestão de tesouraria, ao mesmo tempo que beneficiam de um serviço de gestão e acompanhamento das suas cobranças, e de uma cobertura para o risco de não pagamento, através de um seguro de crédito.
O Factoring destina-se a empresas que vendam produtos ou serviços a crédito a outras empresas (B2B), independentemente da sua dimensão ou setor de atividade, e de atuarem no mercado nacional ou de exportação.
O Factoring destina-se também a empresas que pretendam cobrar dívidas de terceiros obtendo uma liquidez imediata, através do adiantamento dos valores faturados aos clientes.
Uma das principais dúvidas comuns sobre factoring diz respeito à natureza da empresa que realiza o processo. A factoring é muitas vezes confundida com uma financeira, quando na verdade se trata de uma empresa comercial, ou seja, aquela autorizada a exercer atividade mercantil normal.
Isso quer dizer que a factoring não pode oferecer serviços financeiros, como empréstimo, por exemplo. Ela faz a antecipação dos recebíveis comprando dos títulos de crédito dos seus clientes (atividade comercial) e se tornando, então, detentora desses créditos.
Como empresa comercial, a factoring deve utilizar seus próprios recursos e não pode oferecer seus serviços a pessoas físicas, somente para jurídicas, com excessões de profissionais liberais — diferentemente das financeiras, como bancos, que podem captar recursos de terceiros e oferecer para pessoas físicas.
Quando um cliente compra a prazo ou parcelado, a sua empresa pode levar até 60 dias para receber o dinheiro. Com a antecipação de recebíveis, você “vende” o direito ao recebimento para a Credit Solutions, que adianta o pagamento para o seu negócio.
Fazer a antecipação de recebíveis pode ser interessante em momentos em que a sua empresa enfrenta problemas de fluxo de caixa; para antecipar o pagamento de empréstimos e dívidas; diante de oportunidades de expansão de negócio ou de pico sazonal que demandam mais investimento.
Com a antecipação de recebíveis, você recebe um dinheiro que já é seu, sem necessidade de devolvê-lo futuramente. O empréstimo, por sua vez, se trata de pegar emprestado com o banco um dinheiro que não é seu e, portanto, deve ser devolvido.
Quem utiliza a antecipação de recebíveis através da CS FACTORING também pode antecipar qualquer valor de forma ilimitada, desde que tenha saldo disponível. Assim, independentemente de ter utilizado a funcionalidade há um ou dois dias, você terá acesso aos valores disponíveis para antecipação na sua conta a qualquer momento.